"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar". Monteiro Lobato

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil

     Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
     Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.

        A Secretaria Municipal de Educação acredita no potencial dos alunos para que o Rio de Janeiro seja uma "Cidade de Leitores".
      A existência da Sala de Leitura nas escolas estimula a leitura entre os alunos e além disso o trabalho sistemático  de avaliações bimestrais, pressupõe que cada aluno leia pelo menos, um livro por bimestre . 
    Aproveitando desta dinâmica, a Professora Fátima Alves (Ciências), solicitou aos alunos que desenhassem, em folhas que representavam  livros (abertos ou fechados) as histórias lidas por eles.
       Confira agora o resultado de nossos artistas.




        Veja agora o vídeo da especialista em educação Andrea Ramal, comentarista do Bom Dia Rio sobre o incentivo à leitura.


4 comentários:

  1. Parabéns professora Fátima por estar sempre inovando em prol de uma educação de qualidade em nossa escola e que mesmo ao final de carreira no magistério público não se deixa levar pela estagnação. É muito bom ter você em nossa equipe com os olhos sempre voltados para uma atividade pedagógica relevante para nossos alunos mesmo fora de sua área.Parabéns mais uma vez por você ser NELCY NORONHA!
    Professora Carla

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professoras Carla e Fátima pela linda iniciativa! Vocês enchem a nossa escola de orgulho! Adoro trabalhar com vocês.
    Bjs,
    Claudia Mayrinck.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professora Fátima pelo trabalho e saiba que como prêmio você ganhará mais uns 5 anos de trabalho nesta escola!!!!! Como perder um profissional assim?????
    E você, professora Carla, o que dizer sobre a sua pessoa? Eu tenho por você uma admiração enorme. Você é uma pessoa que faz a diferença nesse mundão!
    Um beijo,
    Cláudia Machado

    ResponderExcluir
  4. Como se ainda fosse possível, me surpreendi mais uma vez com este nosso espaço, que a cada dia deixa mais evidente o por quê é impossível substituir um professor em qualquer que seja o ambiente pedagógico. Não existe nem vai existir tecnologia maior e ou melhor do que a HUMANA, pois esta tecnologia é "divina"! Ela envolve criatividade, emoção e aprendizagem.
    PARABÉNS PROFESSORAS CARLA E FÁTIMA! LINDO ESPAÇO! UM TRABALHO QUE ENCANTA E INFORMA... TENHO ORGULHO DE TODOS VCS!
    PARABÉNS TAMBÉM AOS NOSSO ALUNOS, PELO ENVOLVIMENTO, PELO CAPRICHO E PELA PARTICIPAÇÃO.ESTE ESPAÇO SÓ EXISTE POR VOCÊS E PARA VOCÊS.
    BJK
    KAREN

    ResponderExcluir